sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Nutrição na Alimentação Escolar


No mês de Outubro de 2015 as ações da Nutrição na alimentação Escolar voltaram-se para a confecção e adequação de cardápios das escolas municipais de acordo com os parâmetros exigidos na Resolução/CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2015, que rege todo o processo da alimentação Escolar. Os cardápios enviados às escolas contam com o nome das preparações do dia, seus ingredientes, valor calórico total e ainda o total de 7 nutrientes (Carboidratos, proteínas, Lipídeos, Fibras, Vitamina C, Vitamina A, Cálcio, Ferro, Magnésio, Zinco e sódio) presentes na alimentação servida nas escolas diariamente.
Os cardápios possuem as preparações diferenciadas por Modalidade de Ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental), afim de aumentar ainda mais a aceitabilidade dos alunos com a Alimentação Escolar.
Na Escola Municipal Povoado de Santa Helena foi realizada a avaliação antropométrica dos alunos. Foi enviado, para os pais, um bilhete de autorização, que descrevia quais processos seriam realizados com os alunos. Os mesmos deveriam ser devolvidos autorizando ou não a realização da referida avaliação. Só foram pesados e medidos aqueles alunos que foram autorizados pelos seus pais ou responsáveis. Os dados obtidos estão sendo analisados e serão enviados aos pais e à Escola.

Palestra sobre Empreendedorismo - SEBRAE

No dia 29 de setembro de 2015, aconteceu no Polo Educacional de Bicas uma reunião com os diretores das Escolas Municipais e Particulares de Bicas sobre Empreendedorismo em parceria com o SEBRAE.
A sociedade contemporânea vem cada vez mais exigindo pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, que tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações.
Por causa dessa realidade, a Educação Empreendedora passou a ocupar uma posição estratégica no campo econômico e social no cenário brasileiro. É fundamental aprender sobre empreendedorismo.
Diante desse cenário, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação.
O Programa trabalha soluções educacionais com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.
 No primeiro aspecto, ele destaca a valorização dos processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões. O objetivo é incitar no estudante o desejo de buscar mudanças, reagir a elas, inclusive explorá-las como oportunidade de negócios. Assim, no presente e no futuro, ele pode contribuir com ideias para o mundo do trabalho e para o ambiente em que está inserido.
A segunda frente de ação aborda, com os participantes, a possibilidade do auto emprego. O mundo está em constante mudança e aprender a lidar com a impermanência das coisas na vida significa, também, fazer um contraponto com a necessidade de estabilidade que, muitas vezes, aponta para um emprego fixo.
Pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e reconhecimento das realidades locais, o Programa atua em todos os âmbitos da educação formal: ensino fundamental, médio e superior, bem como a educação profissional.  Por isso, para atender o seu público-alvo principal – o estudante –, o Programa oferece soluções educacionais para serem utilizadas na escola, universidade ou sala de aula, por meio de disciplinas ou projetos.
Também atua intensamente na capacitação do professor, protagonista do ensino do empreendedorismo, contribuindo para estimular um novo perfil do profissional de educação. Se você é professor, gestor de educação ou empreendedor, navegue no menu “Sou Professor” para conhecer e entender as propostas das soluções educacionais do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae para todos os níveis de ensino e saiba como fazer parte das iniciativas.
Se você é estudante de qualquer um dos níveis de ensino atendidos pelo Programa, navegue no menu “Sou Estudante” e conheça as vantagens e os benefícios da educação empreendedora para sua vida e seu futuro; saiba também o que as diversas soluções educacionais do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae podem lhe oferecer.

Encontro de Gestores Municipais para Fortalecimento de Ações Educacionais




O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o mandato do deputado federal, Wadson Ribeiro, realizou no dia 18 de setembro, em Juiz de Fora, o “Encontro de Gestores Municipais para o Fortalecimento de Ações Educacionais”. A atividade contou ainda com a presença do presidente do FNDE, Idilvan Alencar.

 Através do ‘Escritório FNDE’ o evento realizou o atendimento individualizado de gestores e técnicos da educação de toda a região da Zona da Mata com o objetivo de tirar dúvidas, e principalmente, de encaminhar soluções: o grande diferencial deste espaço é o foco na resolução de problemas na implantação de projetos e operação dos programas do governo federal.

Segundo o deputado Wadson, a atividade foi uma oportunidade para as prefeituras serem atendidas diretamente pelo FNDE, principal autarquia do Ministério da Educação. “É muito importante que gestores e técnicos municipais conheçam e entendam melhor os principais programas do governo federal para a educação pública. .

O FNDE é uma instituição de referência na educação brasileira. Entre os programas e projetos desenvolvidos pela autarquia estão: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE); as obras para quadras poliesportivas, cobertura de quadras, e creches do Proinfância e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


Fonte:http://www.wadsonribeiro.com.br/noticias/em-evento-do-fnde-wadson-defende-uniao-pelo-desenvolvimento-dos-municipios-da-zona-da-mata/
http://www.wadsonribeiro.com.br/noticias/prefeituras-da-zona-da-mata-se-reunem-em-jf-para-fortalecer-acoes-educacionais/

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Resgatando a História de Homens Honrados - 07 de Setembro de 2015

Resgatar a história local é sempre um marco para qualquer município. Se tratando de uma cidade pequena pode-se dizer que a história de homens e mulheres que fizeram diferença com seus trabalhos permeiam o consciente coletivo. 
A história local em cidades de "pequeno porte" permanece viva em cada esquina, em cada família, em cada morador. Para resgatá-la e torná-la atrativa é importante o desenvolvimento da pesquisa histórica.
Os trabalhos escolares podem despertar o interesse dos alunos em conhecer aqueles que construíram e constroem nossa cidade.
A história de Bicas está presente em cada canto da cidade. em cada cidadão mais velho que tenha alguma coisa para contar. A intenção deste projeto, Resgatando a História de Homens Honrados, é de agrupar, trabalhar e preservar esse conhecimento, dando luz a esses personagens tão importantes.
Resgatar a História de Homens e Mulheres Honradas é, antes de tudo, preservar a memória de nosso povo.
 Foram 15 os homenageados:
  •  Padre Cássio Barbosa de Castro - Escola Municipal Retto Júnior;
  • Antônio José da Silva (Alves) - CEMEI Dejanira Fonseca de Oliveira;
  • Marta Helena Rossi - Escola Doutor Matheus Monteiro da Silvaa;
  • Sargento Janaína Monteiro - Escola Prefeito Gilson Lamha;
  • José Daniel Delecrode - Escola Coronel Joaquim José de Souza (EJA);
  • Vicente de Paula Ferreira dos Santos (Chacrinha) - Escola Povoado de Santa Helena;
  • Maria Luiza de Rezende Quáquio - Escola Maria Antonieta;
  • Ernestina de Oliveira Medeiros - Colégio COPEB;
  • Neuzélia de Souza Ramos - Escola Estadual Deputado Oliveira Souza;
  • Soraya Garcia Pinho - Centro Educacional Aquarela;
  • Ely Nassif Marôcco - Escola Coronel Joaquim José de Souza;
  • Gentil Correa de Almeida - Escola Professor Nelson de Souza Ramos;
  • José Adelson Ferreira - Colégio Futuro;
  • Beth Gouvea - Colégio Ellite;
  • Sofia Tereza Barreti do Vale - Escola Amarelinha.
  




3° Agita Galera

No dia 04 de setembro de 2015, aconteceu no Parque dos Ferroviários, o 3° Agita Galera de Bicas, na Semana da Cidadania, que tem como objetivo promover os benefícios das atividades físicas e incentivar a prática de exercícios.

 

1ª Conferência da Juventude


A Prefeitura de Bicas realizou, no dia 28 de agosto de 2015, a I Conferência Municipal da Juventude. O tema da edição foi "As várias formar de mudar o Brasil". O evento aconteceu no Salão Nobre da Câmara M. de Vereadores. 
Na conferência foram criados grupos de trabalhos para debates. As propostas formuladas no evento serão levadas às etapas estadual e nacional para subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Juventude.
Após os debates, foram eleitos quatro delegados para a conferência estadual. 
Para a Secretaria de Assistência Social, promotora da Conferência, é importante a participação da juventude biquense. "É um espaço onde todos podem debater os problemas enfrentados, essa é a oportunidade de dar voz à juventude. É muito importante a presença dos jovens na conferência para que possamos praticar a democracia".